O bispo radioamador

Dom Luiz Felipe de Nadal foi um dos religiosos pioneiros no radioamadorismo do Rio Grande do sul.PY3ATR era o seu prefixo.O Dr.Manuel D'Arriaga(2000),em seu depoimento,ilustra muito bem o comportamento amador do bispo:
bispo  Nós conseguimos através de muitas conversar ter uma visão da sua personalidade extremamente humana,um homem que ia a fundo em tudo, em tudo o que se metia e assim como educador,foi como prelado,como religioso,a sua expectativa de poder servir a comunidade como pessoa,como religioso enfim,em todo o aspecto um homem extraordinário.O elo de união foi o radioamadorismo do qual éramos apaixonados.
Eu poderia dizer que era uma visão um pouco estranha,nos domingos,quando três pessoas em cima do teto de uma casa estavam lá a orientar,a ajustar antenas,antenas direcionais de rádio,eu digo,interessantes porque eram três pessoas de certa respeitabilidade: uma era o Bispo Dom Luiz Felipe,a outra o Juiz Diretor do Fórum e o terceiro o dono da casa,éramos todos radioamadores.                                                                                     Dom Luiz,mesmo quando se envolvia em atividades de lazer,estava atento a sua missão de homem religioso.Para a confraria dos radioamadores criou uma oração especifica,sublimando,dando um significado espiritual a esta singular forma de comunicação entre pessoas:                                                                                                        
                                Oração a São Gabriel
Glorioso Mensageiro São Gabriel,padroeiro dos radioamadores,enquanto aquecem os filamentos,saúdo-te,reverente modulando para ti meu primeiro QSO.Abençoa meu "chasque",com toda a "tripulação".Inspira-me ao microfone,a fim de que meu DX e QSO sejam proveitosos e sirvam,para,em espírito de fraternidade cristâ,aproximar os homens.Defende-me em meio aos "estátícos" da vida,para que não enfraqueçam meus esforços e jamais entre em QRT no caminho do bem.Ampara meus "torpedos",para que recebam do Céu boa acolhida e pronta constatação. Faço o propósito de tratar aos outros assim como desejo ser tratado.Agradeço e em QRV para Divina Providência.
Amém. (Rodrigues,2001)