O Código Morse



 O Código Morse é um sistema telegráfico que pode ser utilizado em várias línguas. É composto de pontos e traços para representar letras, números e sinais de pontuação e e foi utilizado por governos e por militares.
Esse sistema permite a transmissão de mensagens à distância, por fio ou por rádio, através de sons de curta e de longa duração.

Alfabeto Morse
Cada caractere (letra ou número) é representado por uma sequência única de pontos e traços. A duração de um traço é equivalente ao triplo do tempo de um ponto. Cada ponto ou traço é seguido de um curto silêncio, igual à duração de um ponto. As letras de uma palavra são separadas por um espaço, igual a três pontos, e uma palavra é separada da outra por um espaço de sete pontos. A duração do ponto é a unidade de medida básica na medição do tempo em transmissões codificadas. A duração de cada caractere em Morse é de aproximadamente inversamente proporcional à sua frequência da sua ocorrência no idioma inglês. Assim, a letra mais comum em inglês, a letra "E", tem o código mais curto, um único ponto


Para sinais de emergência, o código Morse pode ser enviado com o uso de equipamentos improvisados, tornando-o um dos métodos mais versáteis de telecomunicação. O sinal de socorro mais comum é o SOS, formado por três pontos, três traços e três pontos (• • • — — — • • •). Esse sinal é internacionalmente reconhecido.

Funcionamento
Ligado por fios e eletroímãs, um lápis feito de ferro movido por uma bobina marca, de forma instantânea, os sinais em papel recebidos através de sons curtos (os chamados “DIT”) e longos (os chamados “DAH”). Os "DAH" são três vezes mais longos que os sons curtos. Através do código morse é possível transmitir dez palavras por minuto.
Intervalos precisos de tempo determinam a passagem de letra para letra (uma pausa curta, o mesmo que três “DIT”). Uma pausa maior sinaliza que a palavra está completa (o mesmo que sete “DIT”).


História
A invenção data de 1835 e é da autoria do norte-americano Samuel Morse (1791-1892), que na sequência da descoberta da eletricidade, se interessou pelo tema. O código morse foi bastante testado até a transmissão da sua primeira mensagem das cidades de Washington para Baltimore, em 1844 que consistiu na seguinte frase: “Que obras fez Deus!”.
À medida que eram descobertas falhas, porém, o código era difícil de ser utilizado, de modo que foi revisto e corrigido, ficando pronto em 1851.
A radiotelegrafia, usando o código Morse, foi de fundamental importância durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente na transmissão de mensagens entre os navios de guerra e as bases navais de diversos países envolvidos no conflito. 

Para você saber mais sobre o Código Morse visite o site Life4sec , que você encontra ótimos videos para aprender o código morse.

Fontes: 
https://life4sec.com.br/index.php?/entry/118-código-morse/
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-codigo-morse/
https://www.infoescola.com/comunicacao/codigo-morse/